O homem não deve encontrar satisfação
nos elogios que tecem a respeito de suas
obras, e sim nos benefícios que ela produz.
Igor Rodrigues Santos
Às vezes é preciso cortar o
cordão umbilical do
passado para viver o presente.
O mundo está cheio de ódio, de armas de guerras e de desunião.
Temos do mundo muitos motivos para nos rebelar, é pai matando filho e filho tirando a vida de uma mãe.
É vingança e traição, são julgamentos e condenações, e tudo acontece sem o acusado ter culpa da acusação.
O mundo virou do avesso, o certo agora é errado, o justo é trancafiado, e o criminoso é posto em liberdade.
O povo ficou mais pobre, não porque deixou de comprar o pão, sua pobreza agora é mostrada na falta de esperança e melhoria dessa nação.
Se tem jeito não sei e nem posso afirmar, mas pôr experiência devo um conselho lhe dar.
Se olhe no espelho antes do seu dedo alguém acusar, se seu semblante está mudando... talvez não seja pelo fato da velhice chegar.
De repente pode ser por conta das preocupações ou quem sabe essas marcas no rosto vem das mágoas que você trás no coração.
Igor Rodrigues Santos.
O homem que não suporta a verdade ignora a realidade e os fatos, sua boca não pode dar testemunhos nem mesmo sobre si próprio, seu ouvido só ouve o que lhe convêm.
Igor Rodrigues Santos.
Eu poderia escrever para você uma linda poesia, mas não vou. Hoje quero ser, na minha escrita, o mais simples possível, assim como você foi para mim. Não irei buscar palavras bonitas, direi apenas o que no momento me vem à cabeça e no meu coração.
Minha querida avó, quantas foram às vezes em que fui levado quase à força para a igreja. Você sabia que eu não gostava das missas, porém, por obediência, eu ficava ao seu lado à espera do padre para, em nome de Deus, ele nos abençoar. Mesmo não gostando daquelas reuniões que aconteciam nos estudos bíblicos e que eu era obrigado a fazer, ainda assim frequentei todas elas. Hoje vejo o quanto elas foram importantes para mim, através delas conheci Deus e seu filho Jesus Cristo.
Minha querida vó, muitas coisas guardei em silêncio, pois na época eu ainda não sabia pôr no papel as minhas dores, e somente você; mesmo sem nada eu dizer; entendia o que eu sentia. Ninguém nunca compreendeu o motivo de você ter me dado tanto amor, hoje sei o porquê. O problema é que eles não ouviam o meu coração como você sabia ouvir.
Eu não devia falar tanto sobre mim… mas não tem como não falar, pois em todos os momentos de minha vida você estava lá. Quando minha mãe foi embora, deixando para trás seus três filhos, você estava presente... Quando por muitas vezes nas noites chorei, sentindo a falta de meus irmãos por termos sidos separados... duas mãos nessa hora eu sentia em meu corpo, eram as suas, que carinhosamente me protegiam.
Minha querida avó, tem mais uma coisa que eu não podia deixar de narrar. Sei que nesse instante não me ouves… pois você se encontra em um sono profundo à espera de uma ressurreição, porém mesmo assim, irei dirigir-lhe a palavra.
A senhora se lembra do que me disse… quando uma vez, enquanto voltávamos para casa, e você segurando minha mão ao atravessar a rua, e me protegendo dos carros que passavam em alta velocidade? Talvez você não se lembre, mas eu nunca esqueci. Você me disse que eu deveria, em toda minha vida, ter temor à palavra de Deus. Antes eu pensava que temer a palavra de Deus era sinônimo de medo, mas não é, temor significa reverenciar; admirar; ter respeito e obedecer à sua vontade.
E para terminar esse texto, minha querida avó, tenho mais uma coisa para falar. Na minha história não cabe apontar culpados e nem pedidos de perdão, o que cabe é agradecer por agora eu poder compreender, que as pessoas amam como sabem amar e que não nos cabe a elas julgar.
Igor Rodrigues Santos.
Em homenagem à Preta Gil, eu compus essa canção.
A pessoa que toma decisões fundamentadas no ódio nunca terá condições de pensar com lógica e tão pouco ter controle emocional.
Geralmente pessoas assim só acreditam no que ouvem, desde que estejam certas de que aquilo que estão ouvindo esteja de acordo com suas ideologias, elas não são pessoas ruins, não é isso, provavelmente cresceram em um ambiente de desigualdade, e por isso não aprenderam a respeitar a opinião do outro, e em certos momentos não são capazes de enxergar o sofrimento de alguém.
Em último caso, penso que essa pessoa pode ter sofrido uma boa lavagem cerebral.
Igor Rodrigues Santos
Ele a amava tanto que, antes de partir, fez a ela um pedido: pediu para que sua amada, todas às vezes que dele sentisse saudades... que à noite ela recostasse sua cabeça no travesseiro, abrisse sua janela e sentisse o tocar dos ventos em sua pele, pois lá estaria ele.
Antes de partir, disse ele para ela, que seguraria as mãos do vento, e assim, sempre que a menor das pequenas e leves brisas adentrasse em seu quarto, nela estariam suas mãos a acariciar seu corpo.
E assim, todas às noites, ela fazia, após visitar em sonhos o túmulo do seu amado.
Igor Rodrigues Santos.
POESIA DA ALMA.
A noite se fazia calma, e a brisa úmida congelava nossos corpos. Lobos uivavam entre árvores que pareciam estarem ali como testemunhas de todos os atos e de tudo o que naquele momento acontecia.
No solo uma breve camada de folhagem seca preparada para acomodar nossos corpos.
Nossos desejos ardiam como lavras saídas de um vulcão em erupção. Tudo estava perfeito, nossos olhos se cruzavam e lentamente minhas mãos percorriam todo seu corpo em busca do suave tocar de sua pele entre meus dedos.
O cheiro do amor se fazia presente em nosso paladar, e entrelaçados, nossos corpos banhavam-se de prazer.
E assim então, aquela foi a noite mais linda que vivi e pude ter; fizemos amor, sem o amor acontecer.
Tudo aconteceu sem a gente perceber, foi consensual. Escrevemos uma história que jamais alguém poderá ler, é como o mais lindo dos textos escritos, que somente o encontro de almas sabem ditar e escrever.
Igor Rodrigues Santos
PESSOAS ESPECIAIS.
Existem pessoas que nasceram
para iluminar a vida de alguém.
Você e uma delas.
Você iluminou a minha vida, vovó.
Quando eu me for.
Quando eu me for, não chore sobre a terra que cobrirá meu corpo. De nada adiantará.
Quando eu me for, terei perdido meus sentidos. Perderás um amigo que muito te amou.
Depois que eu me for, ficarei para sempre em suas lembranças, e antes de partir, meus olhos vão buscar sua presença... mesmo com tão pouco enxergar.
Quando eu me for, guardarás em sua memória, as nossas brincadeiras e o meu nome. Beethoven.
Quando eu me for, não jogue fora minha colheira, nem meu bonequinho sujo de pelúcia, não esqueça de nós dois. Não se esqueça de viver.
Não estarei aqui, mas não desista, viva por você e por mim.
Igor Rodrigues Santos
Poem: Dias Felizes.¨Breve reflexão¨
Parkinson.
Na luz suave da manhã, os raios dançam como risos,
tocando a pele levemente, despertando memórias esquecidas.
Um parque se estende à frente, as árvores balançam suavemente,
como avós contando histórias de outrora, suas folhas murmurejam segredos ao vento.
Crianças brincam com sorrisos largos,
as risadas ecoando entre os bancos,
enquanto um homem de mãos trêmulas observa,
seus olhos brilhando com a luz do sol.
Ele toca o rosto da esposa, que sorri para ele como se fosse a primeira vez; o amor é uma chama que não se apaga ...
mesmo quando o corpo é um campo de batalha.
Os pássaros pousam nos braços das árvores, ciscando entre as sombras e a luz; e mesmo quando os movimentos falham,
ele encontra ritmo na música da vida.
As flores emolduram o caminho do parque,
um arco-íris de cores vibrantes ...
lembranças de dias sem dor:
cada pétala um sorriso que resiste ao tempo.
Nos dias felizes que ainda virão, ele dança nas pequenas coisas ...
uma xícara de café quente nas mãos tremulas, um pôr do sol que pinta o céu com esperança.
E assim caminha entre sombras e luzes ...
não há vergonha em ser quem é;
apenas a beleza do agora echoa no ar ...
seu coração pulsando forte entre as rimas da vida.
A imagem que vejo das crianças brincando e as árvores, cria um contraste vívido entre alegria e fragilidade.
Esse texto reflete a ideia de encontrar a felicidade mesmo em meio aos desafios impostos pela doença de Parkinson.
Exemplo de Jó.
Quantas vezes precisei juntar os pedaços, me reconstruir e voltar a caminhar. Houve um tempo em que me senti como Jó... assim como ele fez... da mesma forma faço agora, quando preciso falar com Deus e me recuperar, me calo e guardo minha fé. Jó perdeu tudo, casa e empregados, perdeu também toda sua criação animal e até os filhos que muito amava.
Porém, em meio tanto sofrimento, como se não bastasse, ele teve sua crença em Deus questionada por sua própria esposa e por amigos próximos, mas Jó perseverou, mesmo com seu corpo retalhado e seu coração em pedaços, ele não largou as mãos de Deus, e por isso Jó teve sua vida restituída com tudo novo, e ainda mais belo.
Em 2 Timóteo 4-7, o apóstolo Paulo, em sua segunda carta a Timóteo, disse o seguinte:
•Travei a boa luta, terminei a corrida, vivi de acordo com a fé.
• (Resumo da história)
Suave amor
Sabe aquele dia lindo e ensolarado...e aquela nuvem ávida e saltitante?
Sabe aquela lua clara e bela, aquela estrela que todos os dias eu via da minha janela?
Sabe aquelas noites de alegria... onde nos seus braços eu me despia, e você me tocava com carinho... e assim realizava todas as minhas fantasias?
Sabe aquelas taças suaves de vinho e a música baixa que ecoava em nossos ouvidos?
Lembra daquele mar calmo e sereno, a brisa fresca e o suave perfume das rosas expostas ao vento?
Pois é, hoje você sabe, que nada se compara ao lindo amor que naquela noite eu e você fizemos.
Igor Rodrigues Santos
Devemos sempre abraçar os amigos no presente, porque o abraço que deixamos de dar no passado poderá fazer falta no futuro.
Às vezes, esquecer é preciso, mas nem sempre é possível; então, o melhor a fazer é aprender a viver com a distância... e a ouvir os ecos lançados ao relento que chegam aos ouvidos como gritos de dor, saídos do coração.
Certa vez, um menino de mais ou menos cinco a seis anos... ao acordar pela manhã e ainda sonolento, se aproxima de sua mãe e lhe faz a seguinte pergunta.
— Mãe, como pode a senhora prestar atenção no que falo, mesmo quando está atarefada e não pode olhar para mim?
Ele até a faz lembrar do dia em que o cachorro do vizinho fugiu, invadiu seu quintal e quase lhe mordeu a perna, e rapidamente ela lhe puxou pelos braços para dentro de casa, fechando a porta e assim evitando o ataque do cão.
Para concluir o seu raciocínio, o menino faz à sua mãe outra pergunta, só que dessa vez mais direta.
— Mãe, como a senhora pôde ver que nesse dia eu corria perigo, se naquele momento a senhora estava na cozinha?
Essa foi a indagação que o menino fez a sua mãe, que mesmo sem poder olhar para ele, por estar passando algumas peças de roupas, e, ao mesmo tempo, com os olhos voltados para o leite que estava prestes a ferver, ela o respondeu.
Sua resposta foi bem simples e, ao mesmo tempo, de grande sabedoria e tambem a mais verdadeira.
— Meu filho querido, a mamãe consegue te ver porque quando estou ocupada eu te olho com olhos do coração.
Resumo da história.
Uma mãe de verdade ouve um filho sem escutar sua voz, o enxerga até mesmo quando não está olhando para ele.
Uma mãe de verdade sabe tudo que queremos, mesmo antes da gente dizer o que quer.
Valorize sua mãe, porque ela faz isso por você, mesmo quando estiver distante.
Igor Rodrigues Santos
Meu coração sempre me levou para lugares em que eu não deveria estar.
Um deles foi o que me levou a conhecer a mulher que nunca me amou.
A vida não é um mar de rosas... sabemos disso, mas ela também não é um abismo, um buraco profundo que, ao cair, não possamos sair dele.
Leve isso para sua vida.