Amor Maturo

Amor Maturo
.
Há alguns dias, através desta imagem que ilustra uma quadra de nossa querida Ivone Boechat, fiquei a matutar sobre o tempo de amar. Será que há uma idade certa para se enamorar?
Penso comigo que o "Amor" não carece de datas, principalmente dos números que contam nossas idades. Por que isso é o que a idade é: somente números que representam o tempo carnal.
Agora, para a Alma... Ah! Essa é eterna! Não envelhece e carece amar e ser amada!
E daí se somente encontrou a pessoa que te transborda quando seu corpo já não está mais na "flor da idade" mas seu espírito é jovem e liberto?
E daí se a pessoa amada é mais jovem ou mais velha 10,20 anos? Onde existe cumplicidade e respeito tudo se transforma!
Muitos pensam: "Nossa, mas ela(e) é velha(o)! Nem "dão mais no coro!!". Pensamento medíocre de quem só enxerga o superficial. Afinal sexo é somente uma conjunção carnal que dá prazer uns 15 minutos e depois cada um vira para o lado e dorme.
Creio que quando os sentimentos de carinho, de companheirismo, de querer bem são legítimos pode-se ter a idade que tiver que tudo que fizerem será para o bem de ambos!
Porque o "Amor" é construção, passo a passo, pedra a pedra, espinho a espinho, lapidado como diamante, maturado na experiência e sensatez adquirida através dos erros e acertos!
Por que não viver um "Amor Maturo"? Por que se importar com preconceitos que são nada mais que despeito, inveja e egoísmo ao ver a felicidade alheia?
Não ha idade nem fórmulas mágicas para o "Amor". O que se tem é um sentimento que precisa de atenção, companhia, cumplicidade, carinho e que necessita ser regado e maturado dia a dia para que floresça e dê bons frutos, independente de idades ou convenções estereotipadas.
.
Dedico à todos(as) que nunca deixam de amar como uma criança que tem um sentimento puro e que estão sempre em busca daquele(a) que lhe transborde, por que completo nós já somos!

Maria Angélica de Oliveira - 05/08/18
Imagem: Quadras de Ivone Boechat (Direitos Reservados)
Obrigada querida pela permissão de uso de sua imagem.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Angélica

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • Maravilhoso ameiii parabéns 

    • Obrigada Meire pelo carinho! 

  • O amor não tem tempo para acontecer, pois cada um se procura dentro dele e nele, pois somos carnes e sentimentos. A amar é a pluralidade da vida onde os sentidos se tornam nossa plenitude, argando as faces vividas em lindos e belos tons. Deixar de amar é esvaziar o espirito, deixa-lo sem ternura. O amor deixa nossas almas mais completa, mais pura, mais amável

    • Obrigada JoséCarlos pela interação! 

  • Eu amor esse poema de Arthur da Távola

    AMOR MADURO

    O amor maduro não é menor em intensidade. Ele é apenas silencioso. Não é menor em extensão. É mais definido colorido e poetizado. Não carece de demonstrações: Presenteia com a verdade do sentimento.

    Não precisa de presenças exigidas: amplia-se com as ausências significantes.
    O amor maduro tem e quer problemas, sim, como tudo. Mas vive dos problemas da felicidade. Problemas da felicidade são formas trabalhosas de construir o bem, o prazer. Problemas da infelicidade não interessam ao amor maduro. Na felicidade está o encontro de peles, o ficar com o gosto da boca e do cheiro do outro - está a compreensão antecipada, a adivinhação, o presente de valor interior, a emoção vivida em conjunto, os discursos silenciosos da percepção, o prazer de conviver, o equilíbrio de carne e de espírito.

    O amor maduro é a valorização do melhor do outro e a relação com a parte salva de cada pessoa. Ele vive do que não morreu, mesmo tendo ficado para depois, vive do que fermentou criando dimensões novas para sentimentos
    antigos, jardins abandonados, cheios de sementes.

    Ele não pede, tem.
    Não reivindica, consegue.
    Não percebe, recebe.
    Não exige, oferece.
    Não pergunta, adivinha.
    Existe, para fazer feliz.

    O amor maduro cresce na verdade e se esconde a cada auto-ilusão, basta-se com o todo do pouco. Não precisa e nem quer nada do muito. Está relacionado com a vida e por isso mesmo é incompleto, por isso é pleno em cada ninharia por ele transformada em paraíso. É feito de compreensão, música e mistério. 

    É a forma sublime de ser adulto e a forma adulta de ser sublime e criança. É o sol de outono: nítido, mas doce.

    Luminoso, sem ofuscar.
    Suave, mas definido.
    Discreto, mas certo.

    Artur da Távola

    • UAU! UAUS E MAIS MIL UAUS!  TAL QUAL PLAGIANDO O QUERIDO ZEKA!!!! 

      SANTO DEUS!!! QUE ESPETÁCULO DE POEMA!!!

      Obrigada Marso querida por complementar meu texto com teu carinho!

  • Amor maduro é o amor no ponto para ser saboreado ao paladar de quem ama, independente da cama, dos preconceitos ou retrocessos.

    Amor maduro é a experiência de saber amar no outro a essência muito mais que a aparência e ser feliz no tempo em o saboreia, pois por ser maduro o que importa não é o esforço feito para colhê-lo, mas o instante de dele se fartar na companhia do outro.

    Amiga Anjo. Desejo a todos um amor maduro que é em si, o equilíbrio no amor, na amizade, no companheirismo, no sexo sem os dissabores do verde, ou a destemperança do que jaz apodrecido pela indiferença.

    Beijos! 

    Nina.

    • Uau! Obrigada Nina pela interação ! 

  • Amor Maturo.

    Bela dedicatória.

    Aplausos.

    • Obrigada Roger! 

This reply was deleted.
CPP