Sua Irascível [...] e taciturna...,
E das duas, uma. Sim, confesso que sou brasileiro e atualmente, obsessivo por literatura, mas no passado eu nunca gostei de “português, muito menos de matemática. Mas acredite, mesmo assim nunca fui reprovado e digo, “cercado de palpites” me formei em ciências contábeis e economia. Ora veja, as duas atividades dependiam e dependem destas duas matérias…
Indubitavelmente, Juão Karapuça está rosnando, mas é a pura verdade, eu poderia dizer que Juão é Irascível, visto que, está rosnando, cujo humor se altera facilmente, ou seja, que tem um gênio do “cão”, que se enraivece com facilidade, pessoa irascível é o cabra, ou a cabra de personalidade forte, ou, talvez não, irascível é aquele que, por qualquer motivo fica com os nervos à flor da pele. Eu não sabia o significado desta palavra, mas sabia da sua existência. Irascível é um substantivo masculino e feminino é também, ou sendo também, um adjetivo, isto é, uma qualidade? Não. Para mim é um abobinável defeito irritar-se facilmente, portanto, sem controle, visto que, uma hora o seu coração “esplode” e, explode não é com "s" e, se você colocar um 'x" vai ficar correto, talvez, escrevendo com "x" você se acalme seu irascível.
Assim, acalmando-se você poderá entender o significado da palavra — aquiescência —, que é a ação de consentir que a penetre em sua calma é também, um substantivo feminino, sendo sinônimo de: — nução, permissão, anuência, significando ainda assentimento, autorização, concordância e consentimento. Aquiescência é ação de concordar, de permitir com algo, ou alguma coisa qualquer.
Esquecendo este vocabulário, eu vejo que você não é um proletário, por não ser um cidadão romano, muito menos pobre, visto que, se fosse romano esse só era útil se gerasse filhos para ficar isento de pagamento de impostos. Eu não sei você, mas eu não gostaria de ser proletário e digo mais: — gostaria de pagar o mais alto imposto de renda, pois se assim o pagasse estaria ganhando absurdamente muito dinheiro. Pois bem, confirmando, o proletário é o sujeito pobre que vive do seu salário, é sinônimo de funcionário, trabalhador e operário.
E aqui pergunto: — e Indefectível o que seria?
Dir-se-ia, da falta de algo em alguma coisa. Defeituoso. Na gramática se diz do verbo que não tem todos os tempos, modos ou pessoas. Não dá para escrever muito sobre indefectível, pois, parece que ele não é abundante, sim, ele não abunda, portanto, paramos por aqui, indo pesquisar nova palavra. Mas, antes eu creio que você deve estar se perguntando: — Abunda, que palavrão. Não que seja e explico: — abunda, vem do verbo abundar ligado a abundância. Em suma esquece “abunda”.
E foca no seu Regaço, eu acho que você vai gostar. Veja, se você está sentado, sua bunda está entre sua cintura e seus joelhos, a bunda lhe ampara, mas seu colo (onde podes colocar uma criança) está na mesma situação que sua bunda, ou seja, entre sua cintura e seus joelhos, portanto, regaço é o conforto do seu colo.
Estou me lembrando dos meus gráficos que vira e mexe, tamborila acima ou abaixo das médias móveis que servem para indicar as tendências que podem ser: — altistas, baixistas, laterais e mesmo indefinidas. Tamborilar é isto. Exemplo: — os grãos de milho quando esquentados no óleo, estouram e ficam a tamborilar no fundo de uma panela. A música também, tamborila aos meus ouvidos.
Pois bem, esquecendo a “pipoca” (da Ivete) que tamborila no fundo de uma panela, ou, de um palco eu vejo um Transviado que é o mesmo que um substantivo masculino e que, indica que está desviado do seu percurso e ainda, é sinônimo de: — erradio, errante, perdido, vagabundo, desnorteado, desencaminhado, extraviado, tresmalhado. A pessoa saiu de seu percurso seguindo um novo caminho. Essa pessoa é um transviado.
Eis a verdade, meu amigo, a verdadeira verdade, é que estamos chegando ao fim está faltando pouco se você for “taciturno” continue lendo comigo. Taciturno pode não ser uma das qualidades carreiriana, ou seja, falar pouco, calado e que, paga para não abrir a boca, pode até ser que tenha mau hálito, mas, não ficar com a boca fechada vai aumentar o odor esverdeado. Geralmente, as mulheres não são taciturnas, visto que, parecem ter várias línguas.
Já faz alguns dias que venho escrevendo sem falhar um, portanto, estou dentro do desafio e, não quero nenhum dia branco em, ou seja, não quero falhar, quero dizer, não deixarei de escrever um só dia assim, estarei honrando meu desafio e compromisso com a escrita.
Hoje sou apaixonado por idioma português, porém, não sou amante da matemática.
#JoãoCarreiraPoeta — 06/12/2023 — 7h
Comentários
Ótima partilha, Poeta João Carreira.
Olá Dr. Carreira:
Uma bela crônica, amigo.
Parabéns
Abraços
JC Bridon
O idioma nacional, português do Brasil, é mesmo cheio de artimanhas na gramática e precisamos sempre exercitar para não perdermos o jeito. Otima iniciativa a sua de sempre escrever. Continue. Abraços
Obrigado pelo incentivo Lia, abraços fraternos.
#JoãoCarreiraPoeta.