VidAprendiz
.
Há alguns dias ao voltar para casa uma cena chamou-me a atenção: uma mãezinha conduzia sua filhinha de mais ou menos dois anos pela calçada e, ao chegar próxima à uma esquina, a incentivava a descer o degrau para que pudessem atravessar a rua.
A pequenina parou, observou, observou e observou... levou um pezinho e recuou... olhou para a mãezinha que continuava a incentivá-la a vencer o obstáculo do degrau.
Depois de alguns minutos hesitantes e creio depois de pensar bem e calcular os riscos em sua pequena cabecinha pensante ela decidiu sentar-se no chão e descer um por um os degraus que a levaria para o tão desejado outro lado da rua.
Nem percebi que eu havia prendido a respiração enquanto esperava a pequenina decidir o que fazer e sorri feliz em ver que resolvera bem o “problema” do degrau e segui meu caminho pensando em como somos colocados à prova desde o primeiro minuto de vida.
Mesmo quando bebês temos que aprender a conseguir chamar a atenção para que tenhamos o necessário para a sobrevivência. Aprendemos que quando choramos nos alimentam, nos trocam, nos medicam se estivermos doentes.
A medida que crescemos se faz necessário aprendermos regras de sobrevivência, a fazer amizades, a trabalhar em conjunto com outras pessoas. As escolhas se tornam mais sérias e nos tornamos responsáveis pelas consequências de nossos atos e atitudes.
Algumas vezes temos alguém para orientar-nos, mostrar-nos o caminho, incentivar-nos a seguir ou dar um passo a mais para alcançarmos o objetivo mas, quando estamos sós a decisão cabe somente a nós.
Somos seres em constante aprendizagem. Aprendizes da vida com seus degraus, alguns altos, outros nem tanto mas, dependendo de nossa decisão podemos seguir em frente ou ficar olhando o trânsito sem coragem de atravessar para o outro lado.
Penso comigo: prefiro ser como a pequenina, se o obstáculo for maior do que minhas possibilidades faço como ela, por etapas; sento no chão e desço um degrau de cada vez. O que não posso é desistir por que do outro lado da rua estará a minha recompensa.
.
Maria Angélica de Oliveira – 09/09/18
In Liga dos 7
Comentários
Angel sabias palavras num belo texto meus aplausos abraço...
Constantemente ficamos diante de situações que exigem tomada de fecisões imediata.
Reflexivo texto.
Parabéns.
Obrigada Edith querida!
Maravilhoso e reflexivo, Angel! Meus aplausos!
Obrigada Marso querida!
Obrigada prima querida pela visita e comentário!
Angel QaT...
Li... Reli... Me transmutei para tua Inspiração... Se advinda de tua fertil imaginação - passa doravante a ser real...
Se aprimoras a cada Poesia... A cada Conto... A cada Script que transformas em Filmes... Filmes dos Cotidianos de Nossas Vidas...
E... Ah... SIM - Ainda deixa-nos a reflexão de resgatar a Criança - cheia de Fé, e perseverante nas caminhadas deste Mundo agreste!!!
NOSSOS CALOROSOS APLAUSOS!!! gaDs
Obrigada Zeka QQTAT!
Excelente texto Angel...que nos leva para além das lembranças de outrora
através do aprendizado da vida
Abraço poético
FC