Ah, ser avó... é viver de novo com um novo par de olhos e um coração dobrado de amor. É assistir, com um sorriso que transcende palavras, à sementinha que um dia plantei nos filhos crescer e, agora, dar frutos. Esses pequenos frutos, que de tão pequeninos cabem entre os meus braços e me preenchem com uma ternura sem fim.
Sentada, com uma caneta em uma mão e uma xícara de café na outra, escrevo para guardar na memória cada momento que partilhamos. São histórias, contos e risos entremeados pelo carinho que vai ficando impresso nas páginas. Porque, para os netos, quero deixar palavras que durem além do que meus olhos podem alcançar. São palavras que eles, quando crescerem, possam abrir e sentir um pedacinho de mim.
Vejo esses olhinhos brilhantes a me observar, atentos e curiosos, esperando pelas histórias que invento, pelos contos que trago de outros tempos, como quem desenterra um baú de tesouros. E não tem preço! Quando eles riem e correm para o abraço, eu respiro fundo, tentando gravar o cheirinho doce e o calor daqueles bracinhos pequeninos ao redor do meu pescoço.
Dizem que amor de avó é amor sem medida. E é verdade. Porque, no fundo, sabemos que é uma chance que a vida nos dá de amar novamente, com uma serenidade que vem com o tempo. É um amor que faz o coração aquecer em cada sorriso e cada abraço desses pequenos que são pedaços de nós, uma nova versão da nossa própria história.
Assim vou seguindo, escrevendo, contando, amando... um pouco de quem eu sou já está nas lembranças que deixo para eles. E, um dia, quando eu não estiver mais aqui, quero que sintam meu abraço nas palavras e no amor que construímos juntos, amor que, em verdade, não tem tamanho.
Comentários
Bom dia! Realmente sua frase resumiu tudo:" Dizem que amor de avó é amor sem medida. E é verdade. Porque, no fundo, sabemos que é uma chance que a vida nos dá de amar novamente, com uma serenidade que vem com o tempo. É um amor que faz o coração aquecer em cada sorriso e cada abraço desses pequenos que são pedaços de nós, uma nova versão da nossa própria história". Meu abraço contadora de histórias.!
Queridos colegas e amigos escritores,
Quero expressar minha profunda gratidão por ver minha crônica em destaque entre tantas vozes inspiradoras.
Agradeço imensamente pelo apoio, pelas palavras generosas e pela oportunidade de fazer parte de um grupo tão talentoso e acolhedor.
Que continuemos, juntos, inspirando uns aos outros!
Helena Bernardes
Maravilhoso texto, Helena!
"amor que, em verdade, não tem tamanho."
DESTACADO poeta e texto
Bjs
Márcia, bom dia! Obrigada querida poetisa!
Abraço com muito carinho!
Adorei o seu texto poetisa amiga Helena! Eu também sou avó e amoos meus netos! Sou uma avó coruja!
Abraços! Boa noite!
Como é maravilhoso ser avó amiga Editt! As vezes sonho inventando personagens de historinhas pra eles, quando acordo, coloco logo no papel, rsrs.
Grandioso abraço!
Como avô fresco que sou,
pois, meu neto acaba de fazer dois aninhos!
Me deixei (emocionado) enrolar nas linhas de teu belo conto.
Um pingo de água salgada foi ao chão.
Um verdadeiro avô, simplesmente, chora!
Cada palavra escrita ali,
parece dar mais cor à vida que já não é muita.
Parabéns por mais um belíssimo conto.
Aceite um carinhoso abraço.
#JoaoCarreiraPoeta.
Querido João Carreiro
Imagino a alegria desse avô fresco, vivendo os encantos da infância através dos olhos de seu netinho, e sei o quão preciosos são esses momentos que enchem a alma.
Fico grata por sua sensibilidade ao se envolver com cada linha que escrevo e por compartilhar essa emoção que nos une. É um privilégio poder transmitir um pouco de cor e vida, e ler que uma "pingo de água salgada" encontrou o chão é o mais lindo dos elogios.
Receba meu mais sincero abraço, com toda a ternura e carinho que um avô merece. Que sua jornada ao lado do seu neto seja sempre repleta de amor e poesia!
Com gratidão,
Vovó Onça
Gratidão Vovó Onça
(querida poetisa Helena — lá de Goiás),
mas a verdade,
a verdadeira verdade é que
suas palavras parece ter um poder secreto!
Sim,
elas fazem um coração de um
septuagenário
simplesmente, saltar de alegria.
Mais um carinhoso abraço.
#JoaoCarreiraPoeta.