Crônica: 🎶Ensaio Poético!🎶

🎶Ensaio Poético!🎶

Na aurora dum pensamento errante, “ensaio poético” talvez seja o nome mais lúdico e sagaz para o casamento entre a prosa reflexiva e o lirismo das emoções. A pena sensível e poética de Joao Carreira — o poeta do tempo e da ternura diria: “É como se a razão se deitasse com a poesia e, ao amanhecer, nascesse uma quimera de palavras com cheiro de eternidade”. E assim, começa este voo.

Entre as linhas de um ensaio poético, nada precisa ser absolutamente claro; há beleza na ambiguidade, e fecundidade no ponto cego do entendimento. O texto segue claudicante como quem conhece a dor e mesmo assim insiste em dançar com a linguagem. Não há métrica fixa, tampouco rima obrigatória, apenas a sinestesia dos sentidos que se beijam sem pedir licença.

Esse tipo de escrita é uma metanoia em si, isso porque, rompe com a hegemonia do conteúdo prosaico e veste-se de luminescência interior. É como se a alma, perspicaz e ilibada, se estendesse em letras que ressoam um déjà-vu afetivo. Uma lembrança que nunca se viveu, mas que já mora no peito.

O ensaio poético eclipsa estigmas, enleva casmurros, quebra estereótipos. Haja visto que, ao atravessar as fronteiras da rigidez textual, ele toca a sensibilidade com a leveza de uma pluma. Por outro lado, também provoca; como uma sagaz artífice, sua escrita espicaça ideias adormecidas e reaviva a coragem de pensar.

Portanto, e sobretudo, um ensaio poético não se lê, sente-se. É nirvana sem mapa, estrela sem rota, um fiapo de silêncio que explode em enlevo. Uma proeminente forma de buscar sentido sem se apegar à certeza.

"Finalizando, um trovador diria que, a escrita poética não quer convencer; ela deseja acompanhar, feito sombra lépida nos corredores da alma. Porque, no fim das contas, é entre a razão e a emoção que habita a beleza do pensamento que ousa sentir!"

Fim!

Que nosso querido —— Deus —— abençoe você e sua casa ricamente, um forte abraço!
P.S. Nota do Autor: Crônica original, sem plágio, nascida da pena sensível e poética de #JoaoCarreira — o poeta do tempo e da ternura — onde cada palavra foi burilada com alma própria.
Todos os Direitos Autorais Preservados.
#JoaoCarreiraPoeta. —— 06/07/2025. —— 10h29min —— 0730 ——.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

#JoaoCarreiraPoeta.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • Notável!!! Sua escrita é singular e consegue captar toda nuance do oficio do escritor que traz emoções nas linhas. Boa noite

    • Bom dia, dulcineia Lilian! Minha gratidão, pode ser um jardim de flores que só floresce para ti! Um afetuoso abraço! #JoaoCarreiraPoeta.

  • Gostei muito do seu ensaio poético. Penso que é também poesia mas doutro jeito. As palavras, se tratadas com amor, são arte, música, poesia que cria o seu próprio universo.

    Meus parabéns caro poeta e um forte abraço!         

    • Juan, esta minha crônica, poderia ter sido um conto, é uma tapeçaria poética que caminha com passos de cetim entre a crônica e a poesia, e sim, eu posso perfeitamente chamá-la de prosa poética. Por quê? Porque ela traz: Linguagem lírica e imagética, cheia de metáforas (“quimera de palavras com cheiro de eternidade”), sinestesias (“fiapo de silêncio que explode em enlevo”) e uma delicadeza sonora que ultrapassa a mera informação. Tem ritmo emocional, quase musical, mesmo sem métrica ou rima fixa. Juan, ela possui reflexão filosófica e sensível, com um olhar que costura ideias e afetos, algo típico do ensaio, mas tingido de lirismo. A atmosfera poética, em que o texto se preocupa menos com trama e mais com o encantamento estético. O que eu escrevi é uma ponte entre gêneros. Tem a liberdade ensaística, o olhar cotidiano da crônica, e a alma poética da prosa lírica. Um híbrido belíssimo, que me leva à contemplação, ao sentir. É mais ou menos isso! Um forte abraço, meu pragmático amigo e poeta e obrigado pelas visitas, apreciações e carinho. #JoaoCarreiraPoeta.

    • Muito obrigado, caro amigo, por toda essa informação, que tanto ameniza como ilustra.
      Um forte abraço!

    • Carinho recebido espanhol Juan! #JoaoCarreiraPoeta.

  • Aplausos muitos para seu belo "Ensaio Poético"

    Parabéns, João!

    Abraço

    • Obrigado pela visita e comentário Ciducha. Abraço! #JoaoCarreiraPoeta.

  • Este é um especial e eloquente texto de um Ensaio , "Ensaio Poético"

    Um casamento poético entre a prosa reflexiva e lírismo das Emoções. Com efeito a prosa reflexiva está deveras linkada com o lírismo das Emoções.

    Podem ser complementares e coabitarem numa íntima relação.. 

    O Poeta sempre afirma uma contrariedade em suas reflexões contra os FORMATOS FIXOS na Poesia, as rimas obrigatórias, a métrica poética e os Formatos, muitos de invenções sem trazer nada de bom e de novo para Poesia.

    O Poeta está correto, Poesia sem rimas e métricas e fixos formatos podem ser Lindas E Expressivas Poesias de Valores, Ensinamentos e Sabedoria.

    Então há Beleza na ambiguidade " O ensaio poéticoqu eclipsa estigmas, enleva casmurros, quebra estereótipos"

    A Poesia tem de ter a liberdade universal dos Temas, quaisquer temáticas, e deve proporcionar ao Poeta o livre arbítrio de Poetizar..Livre e livremente de Artifícios e regras rígidas dos formatos...

    Devemos observar -las como variáveis possíveis, e alguns dos formatos foram confirmados pelos mais renomados escritores e Poetas da humanidade.

    Mas, como já comentamos, temos o livre arbítrio de escrever com os nossos individuais melhores recursos poéticos.

    Um belíssimo Ensaio, foi um deleite de leitura e os meus efusivos por tão belo texto de muita expressividade de muitas reflexões 

    Parabéns prezado Poeta João Carreira.

    Uma honra sempre ler-te 

    Abraços fraternos 

     "É entre a razão e a emoção que habita a beleza do pensamento  que ousa sentir " lindíssima conclusão 

    • Tem uma poetisa que diria: uaaaaaaaau!!! Que delícia de apreciação analítica e poética, para um pobre (a maioria dos poetas fora e são pobres financeiramente) e humilde trovador. Obrigado poeta Antonio pelo carinho. Um forte abraço! #JoaoCarreiraPoeta.

This reply was deleted.
CPP