🎶Chuá: O Som da Saudade!🎶
Narrado por Juão Karapuça!
Há quem pense que a lĂngua Ă© apenas pragmática, um simples meio de comunicação. Mas eu, JuĂŁo Karapuça, poeta de alma e trovador de coração, sei que as palavras carregam o peso da histĂłria e o perfume da nostalgia. E poucas palavras tĂŞm a força de “Chuá”.
Naquele dia, na gelada 'Faculdade Casa dos Poetas e da Poesia', todos aguardavam ansiosos. Meu filho, Juanito Karapuça, sempre ágil, farfalhava pelos corredores como quem já sabia que aquela aula seria insólita. Mas havia algo ainda mais magnético naquela sala: Ciducha Seefelder. Oh, Ciducha! Portentosa, graciosa, apaixonante. Quando cruzou a sala com parcimônia, seu olhar eclipsou até mesmo a paisagem branca da Patagônia. O inverno perdeu a majestade diante dela.
— Juão, porquanto sabemos que “Chuá” é um som, mas seu significado vai, além disso. Conte-nos… — disse Ciducha, com sua voz matizada de mistério e encanto.
— Eu sorri. Ela sempre soube que as palavras são feitas para serem sentidas.
— Chuá, meus caros, nĂŁo Ă© apenas um ruĂdo. É um aforismo sonoro, um adjetivo esplĂŞndido, um acrĂ´nimo para tudo que Ă© superior, brilhante, espetacular! — declarei. — Nos anos 50 e 60, quando algo era magnĂfico, dizĂamos “Isso Ă©, ou está um chuá!”. A roupa elegante, a dança envolvente, o gol matador, a prosa bem escrita… tudo que era incrĂvel, fantástico, era um chuá!
Os alunos trocaram olhares e riram amiúde. Dolores Fender, a pulquérrima professora, pragmática como sempre, ajustou os óculos e acenou levemente, como quem compreendia a grandiosidade de um termo que se recusava a cair na obsolescência.
Mas foi Ciducha quem tornou aquele momento mĂtico. Ela sorriu. Um sorriso matizado de todos os matizes do amor e da poesia.
E então, diante daquela turma ansiosa, diante do frio cortante e do calor das palavras, todos compreenderam a dicotomia entre linguagem e emoção.
E como negar? Aquele instante, aquela aula, a beleza de Dolores, aquele sorriso de Ciducha… tudo era simplesmente um Chuá!
"Enfim, palavras não morrem, apenas esperam por alguém que as resgate com paixão. Chuá é o esplendor que nunca deve ser esquecido."
Fim!
Que nosso querido —— Deus —— abençoe você ricamente, um forte abraço!
P.S. Juão Karapuça, Márcia Karapuça, Tião, Ricardão, Lapisito, Kinkas Barba, Borrachita e Juanito, são meus personagens em evolução!
Todos os Direitos Autorais Preservados.
#JoaoCarreiraPoeta. —— 05/06/2025. —— 14h55min —— 0697 ——.
Comentários
JoĂŁo
seu versar é um chuá
um abraço
Â
Muito lindo Ă© o seu texto! Adorei! Aplausos mil!
Estimado João, foi uma grade prazer ler a sua maravilhosa crônica. Eu também conheço ao doutor Carapuça, famoso lente da Faculdade Casa dos Poetas e da Poesia, lá na Paragônia. Mas ainda não sabia nada dessa lição magistral para explicar o que era o “Chuá”: “É um aforismo sonoro, um adjetivo esplêndido, um acrônimo para tudo que é superior, brilhante, espetacular!” (¡Nunca te acostarás sin saber una cosa más!). Sem dúvida o doutor Carapuça é um grande mestre da pedagogia. Também não sabia que foi a famosa e bela poetisa, Ciducha Seefelder, quem perguntou ao eminente lente o que era o “Chuá”.
Muito obrigado, caro amigo, por me informar de tĂŁo grande acontecimento!
Um forte abraço!!
Meu caro amigo e poeta João, eu sempre admiro são super grandiosas palavras, sejam inspirados em seus personagens, enfim o rico vocabulário que prende atenção. Olha que eu não importo tanto com contos, mas os seus são diferentes do que já li em livros. Parabéns pela obra narrada de forma convidativa que tu sempre faz amigo.
Ah...meu querido amigo e poeta do coração, João Carrera !
Confesso que além do encantamento ,eu chorei de felicidade , de vaidade ,do quais mais adjetivos você quiser,
Você é o próprio "chuá"
Meu abraço bem apertadinho com todo o meu carinho
Poeticamente,eu amo vocĂŞ!
(Dolores com certeza ficou feliz e vaidosa)
Sim, Prezado Poeta, JuĂ o Karapuça e Juanito Carapuça, a lĂngua nĂŁo Ă© apenas pragmática , somente meio de comunicação, a lĂngua Ă© falar da alma, a preservação da histĂłria, JuĂŁo Karapuca Poeta e trovador de coração, sabe que as palavras carregam o peso da histĂłria.
As palavras não morrem, sempre na espreita em se manifestar e além disso tudo conversam entre elas.
Uma Genial histĂłria e belĂssima homenagem a Ciducha Seefelde e Dolores Fender, nossa estimada Poetisa e nossa estimada professora e Poetisa.
Chuá é o esplendor que nunca deve ser esquecido.
Chuá trás quantos significados, uma eternidade de menções.
Uma crĂ´nica Genial, lindĂssima histĂłria nesta crĂ´nica.
Muita criatividade e inspiração.. Leitura ImperdĂvel.
Muita literatura,
Parabéns prezado Poeta João Carreira por mais este bordado poético, suas digitais e belos personagens.
Abraços fraternosÂ