🎶O Xadrez Das Torres Eternas!🎶
— Juão Karapuça, gostou tanto do jogo de xadrez, que está aqui novamente para descrever esta bela crônica estratégica e poética.
— Sim professor! E digo mais, a paixão foi tão forte que serei também um cavaleiro do xadrez:
— Vamos lá Juão, comece a descrever nossa crônica!
— É para já mestre, o enxadrista, artífice de estratégias e sortilégios, desliza os dedos pelo tabuleiro como um maestro conduzindo sua orquestra. Suas torres, inamovíveis e inexpugnáveis, aguardam o toque sublime que as fará brilhar. Não são apenas meros bastiões da ortodoxia defensiva; são guerreiros mitológicos, pilares de um vaticínio infalível: a vitória pertence a quem compreende sua essência.
— Perfeito, Juão Karapuça, e eu afirmo que com um esgar de antecipação, o mestre enxadrista move uma destas torres. Sua trajetória reta, diametral e ululante, corta o tabuleiro como um destino inevitável. Os estereótipos dizem que são frias e previsíveis, mas o enxadrista sabe que nelas repousa uma volúpia latente, um desejo inefável de se lançarem ao ataque no momento exato.
Porquanto, há na torpe pusilanimidade de um adversário desatento a semente do seu próprio infortúnio. Quando as torres entram em coalizão, recrudescem em poder, varrendo tudo com a força de uma tempestade. O rei inimigo, lívido diante da investida, tenta fugir, mas o destino já foi selado com a frieza de um dogma irrefutável.
— Entretanto, mestre João Carreira, poeta, há beleza e poesia na derrocada. O último lance é um déjà-vu de batalhas homéricas e narrativas ancestrais. Um xeque-mate rútilo, tão visceral quanto um verso apaixonado da poetisa Ciducha. O tabuleiro, agora silencioso, reflete a coesão entre cálculo e intuição, rigor e arte.
Finalizando, professor, no xadrez, como na vida, os que se apegam à previsibilidade estão fadados a serem eclipsados. As torres, firmes e reacionárias, provam que até o mais rígido pode dançar, desde que a melodia seja a do momento certo.
Fim!
— Juão, meu amigo, você já tem mente de enxadrista e, além disso, deixa o xadrez poeticamente belo, que
—— Deus ——
abençoe você ricamente. Um forte abraço!
P.S. Juão Karapuça, Márcia Karapuça, Tião, Ricardão, Lapisito, Kinkas Barba, Borrachita e Juanito, são meus personagens em evolução!
Todos os Direitos Autorais Preservados.
#JoaoCarreiraPoeta. —— 17/03/2025. —— 12h24min —— 0633 ——.
Comentários
"— Entretanto, mestre João Carreira, poeta, há beleza e poesia na derrocada. O último lance é um déjà-vu de batalhas homéricas e narrativas ancestrais. Um xeque-mate rútilo, tão visceral quanto um verso apaixonado da poetisa Ciducha. O tabuleiro, agora silencioso, reflete a coesão entre cálculo e intuição, rigor e arte."
Amei!! Despois queres saber porque me apaixonei pelo Juão Karrapuça!!
Delicia ler você,JoãoCarreiraPoeta!
Meu abraço apertado pra ti e um bem apertadinho no Juão
Ciducha
O que o Juão tem que o João num tem? Esse último é um "achado", não tem cópia, pois é singular! kkkkkkkkkkkkk! Bjus!!! #JoaoCarreiraPoeta.
Bonita crônica. Eu estou aprendendo algo sobre o Xadrez.
Que bom, Margarida! Ainda tem alguns capítulos para Juão descrever! Acho que vais querer aprender a jogar, ah, é ótimo para Alzheimer, ótimo para a cognição, perspicácia e sagacidade! Eu jogo bastante desde os meus cinquenta anos! #JoaoCarreiraPoeta.
Bom dia, Mestre! As tuas cronicas com pano de fundo deste maravilhoso jogo de inteligência e estratéiga, me lembrou antigo soneto que não sei onde está, mas vou procurar e publicar. Obriga e meu abraço
Acho que eu quero ler e aplaudir Nersão! O "Jão" é teu fã! Bem-haja pelo carinho, visita e sinceridade! Um forte abraço! #JoaoCarreiraPoeta.
João
a vida é igua la um jogo de xadrez
onde devemos pensar muito antes de darmos um passo
um abraço
Eu concordo com você Mr. Davi! Obrigado pelo carinho. #JoaoCarreiraPoeta.
Caríssimo João Carreira Poeta
Uma das coisas que mais achava deslumbrante era o jogo de xadrez.
Sempre tive vontade de aprender, pois acho que teria aprendido muito sobre lutar e vencer na vida.
No entanto, caríssimo não aprendi com o xadrez, aprendi com a vida.
Uma bela e interessante crônica, caríssimo
Parabéns
Abraços
Um bem-aventurado dia caríssimo Bridon! A vida é realmente a melhor escola da vida! Eu sempre joguei quase todos os tipos de jogos, o xadrez me encantou e em 01/2007 eu comecei desenvolver estratégias que me ajudaram muito na minha caminhada, mas nunca pensei que um dia iria jogar poetizando! Jogar xadrez ajuda no combate ao Alzheimer! Um forte abraço meu querido! #JoaoCarreiraPoeta.