🎶O Cavalo do Enxadrista e Seu Passo Arcano!🎶
— Eu sou Joao Carreira, poeta, e hoje, eu e meu caríssimo amigo Juão Karapuça, vamos continuar a descrever este extraordinário jogo do "xadrez". Manda lá Juão!
— Professor, o enxadrista, sob a égide de sua intuição, desliza as mãos pelo tabuleiro, qual artífice de um destino incognoscível. Mas eis que ali, no centro da estratégia, repousa o mais indomável dos guerreiros: "o cavalo." Aristocrático em sua postura, canhestro em sua marcha, ignora os estereótipos ortodoxos das peças que deslizam em linhas retas, pois seu passo é um poema bruxuleante, um silabário de enigmas. O que o senhor acha mestre?
— Juão, esse "cavalo" é de arriar os quatro pneus, pois, com um salto mordaz, ele vocifera sua insurreição contra a previsibilidade, desafiando a hegemonia dos bispos e a majestade solene da dama. Um passo à frente, dois ao lado, ele cavalga poeticamente em "L" saltando sobre quem quer que seja! — quem poderia domar tal proficiência? O adversário, meu amigo e poeta, perplexo, vacila entre a indulgência e a defecção de sua própria lógica. E assim, entre avanços e recuos, a batalha dança.
— Sim, professor, "o cavalo", multifacetado em sua ambivalência, tanto protege quanto ameaça, sendo a peça imprescindível para os que solapam estratégias alheias com um riso travesso. Seu movimento, explícito apenas para os sagazes, brilha como uma joia no caos do tabuleiro. No entanto, mestre, que não se subestime sua barbárie! Ele é amante da surpresa, conspirador das sombras, mestre do inesperado.
Afinal, no xadrez, como na vida, nem sempre a vitória pertence aos que seguem caminhos retos. Às vezes, é preciso saltar sobre os desafios e pensar fora do padrão. Afinal, o destino sempre favorece os ousados! O que achou professor?
— Simplesmente belo Juão Karapuça, você vem dando verdadeiras aulas sobre essa arte de jogar! Saudações do bem!
Fim!
Eu espero que você esteja se apaixonando por este extraordinário jogo que desenvolve a mente cognitiva, fortalecendo você contra um grande mal: o Alzheimer, que —— Deus —— abençoe você ricamente. Um forte abraço!
P.S. Juão Karapuça, Márcia Karapuça, Tião, Ricardão, Lapisito, Kinkas Barba, Borrachita e Juanito, são meus personagens em evolução!
Todos os Direitos Autorais Preservados.
#JoãoCarreiraPoeta. —— 18/03/2025. —— 13h25min —— 0635 ——.
Comentários
Texto exemplar sobre o Jogo de Xadrez. Comparando com a vida, dicas valiosas.
Criatividade em alta.
DESTACADO!
Que bela apreciação incentivadora, a dupla poética agradece! Dois abraços Margarida! #JoaoCarreiraPoeta.
Um texto fértil e rico em ensinamentos e dicas valiosas de vida. Parabens, caro poeta. Abraços
Obrigado pela gentil e sincera apreciação Lilian! #JoaoCarreiraPoeta.
João
igual ao xadrez precisamos pensar e analisar muito de fazer alguma coisa
nota 1000
um abraço
Eu concordo com o Mr. Davi! Obrigado pelo carinho! #JoãoCarreiraPoeta.
"Afinal, no xadrez, como na vida, nem sempre a vitória pertence aos que seguem caminhos retos. Às vezes, é preciso saltar sobre os desafios e pensar fora do padrão. Afinal, o destino sempre favorece os ousados! O que achou professor?"
Aplausos para o Juão!
Não sou enxadrista nem tenho a pretenção de ser,mas conheço um pouco os meandros do xadrez pois meu pai fou um grandr Enxadrista e eu ,memina ainda,ficava fascinada.
Abraço para ambos . Apertadinho só para o Juão !
Os seus afagos me deixam completamente lisonjeado, por mim, sou muito grato a estes afagos, mas, não posso agradecer pelo seu amado Juão Karapuça kkkk! #JoãoCarreiraPoeta.