🎶O ENXADRISTA E SEUS BISPOS!🎶

Eu, e Juão Karapuça estamos aqui mais uma vez para falar sobre este jogo extraordinário: o xadrez!

— Professor João Carreira, poeta, já estamos com nosso tabuleiro quadriculado, onde reis são frágeis e peões almejam grandeza, os bispos deslizam em diagonais como sombras matizadas pelo tempo. O enxadrista, artífice das estratégias, sabe que essas peças, embora subestimadas por olhares tacanhos, possuem um poder portentoso. Com sua movimentação insólita, são a dicotomia entre ataque e defesa, eclipsando o adversário quando bem posicionados.

— Perfeito Juão, e entre um lance e outro, há uma cacofonia de pensamentos, um aforismo interno sobre a melhor jogada. O bispo é um acrônimo de astúcia e paciência, um homólogo dos enxadristas meticulosos que, amiudamente, treinam para ressignificar a obsolescência dos erros passados.

— Mestre, eu já estou galhofando com meu oponente, e sei que o enxadrista pondera com parcimônia. “Sei que um bispo bem colocado vale mais que um Mega ataque mal planejado!”, pensa o enxadrista que com um déjà-vu viu partidas antigas onde a peça fora a protagonista de reviravoltas míticas.

No entanto, professor, seu rival, um pragmático jogador de perfil calculista, não se deixa abater. O jogo avança, os bispos farfalham pelo tabuleiro, esquivando-se de armadilhas e buscando matizes, estratégicas. O poder dessa peça não está apenas na movimentação oblíqua, mas na forma como rompe estereótipos e se torna a chave de xeques-mates inesperados.

— Porém, Juão, em um momento de desatenção, um erro faz o bispo cair. O enxadrista sente a perda, mas sorri. “O jogo é um reflexo da vida: perde-se uma peça, mas ganha-se sabedoria.”

"Portanto, que seja com parcimĂ´nia e engenho. No xadrez, como no amor e na poesia, cada movimento deve ser feito com alma, pois, ao fim, nĂŁo Ă© apenas sobre ganhar ou perder, mas sobre a beleza de cada jogada."

Fim!

Tenho certeza que você que leu, eu e Juão, aprendemos mais um "tiquinho" sobre este jogo fantástico, que —— Deus —— abençoe você ricamente, um forte abraço!
P.S. Juão Karapuça, Márcia Karapuça, Tião, Ricardão, Lapisito, Kinkas Barba, Borrachita e Juanito, são meus personagens em evolução!
Todos os Direitos Autorais Preservados.
#JoaoCarreiraPoeta. —— 26/03/2025. —— 10h21min —— 0642 ——.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

#JoaoCarreiraPoeta.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casa dos Poetas e da Poesia.

Join Casa dos Poetas e da Poesia

Comentários

  • Gestores

    Belíssimo. Eu tive um professor de matemática que era campeão de xadrex.

    VocĂŞs jogam profissionalmente? Jogam contra o computador?

    Parabéns pelo jogo, pelo amor e pela poesia.

    • Boa tarde Margarida. Sempre aproveito a oportunidade de falar com voce. Quanto ao jogo já joguei muito. Sei ainda jogar mas desde há muito nĂŁo jogo. 1ab

    • Obrigado Margarida! Eu jogo há 20 anos, mas nĂŁo sou profissional, sou amador, jogo por paixĂŁo e pela minha cognição mental! Uma boa parte da minha criatividade, sagacidade e lucidez eu devo ao xadrez. Jogo, sim, contra o computador e com os amigos. Um carinhoso abraço! #JoaoCarreiraPoeta.

    • Gestores

      Obrigada, JoĂŁo.

       

  • JoĂŁo

    parabéns 

    um abraço

    • Obrigado Mr. Davi! #JoaoCarreiraPoeta.

  • Esses seus personagens sĂŁo icĂ´nicos pois ficam bem alinhados ao enredo que vocĂŞ subscreve. Parabens, escritor

    • Obrigado Lilian, nĂłs humildemente, agradecemos Abraço. #JoaoCarreiraPoeta.

  • Muito obrigado, JoĂŁo!

    Seu texto Ă© uma obra-prima!

    A forma como vocĂŞ descreveu o xadrez e os bispos Ă© simplesmente brilhante!

    Abraços

    • Bem-haja Therezinha, pois tua visita, tua apreciação e carinho, sĂŁo muito importante para mim. #JoaoCarreiraPoeta.

This reply was deleted.
CPP