🎶O ENXADRISTA E SEUS BISPOS!🎶
Eu, e Juão Karapuça estamos aqui mais uma vez para falar sobre este jogo extraordinário: o xadrez!
— Professor JoĂŁo Carreira, poeta, já estamos com nosso tabuleiro quadriculado, onde reis sĂŁo frágeis e peões almejam grandeza, os bispos deslizam em diagonais como sombras matizadas pelo tempo. O enxadrista, artĂfice das estratĂ©gias, sabe que essas peças, embora subestimadas por olhares tacanhos, possuem um poder portentoso. Com sua movimentação insĂłlita, sĂŁo a dicotomia entre ataque e defesa, eclipsando o adversário quando bem posicionados.
— Perfeito Juão, e entre um lance e outro, há uma cacofonia de pensamentos, um aforismo interno sobre a melhor jogada. O bispo é um acrônimo de astúcia e paciência, um homólogo dos enxadristas meticulosos que, amiudamente, treinam para ressignificar a obsolescência dos erros passados.
— Mestre, eu já estou galhofando com meu oponente, e sei que o enxadrista pondera com parcimĂ´nia. “Sei que um bispo bem colocado vale mais que um Mega ataque mal planejado!”, pensa o enxadrista que com um dĂ©jĂ -vu viu partidas antigas onde a peça fora a protagonista de reviravoltas mĂticas.
No entanto, professor, seu rival, um pragmático jogador de perfil calculista, nĂŁo se deixa abater. O jogo avança, os bispos farfalham pelo tabuleiro, esquivando-se de armadilhas e buscando matizes, estratĂ©gicas. O poder dessa peça nĂŁo está apenas na movimentação oblĂqua, mas na forma como rompe estereĂłtipos e se torna a chave de xeques-mates inesperados.
— Porém, Juão, em um momento de desatenção, um erro faz o bispo cair. O enxadrista sente a perda, mas sorri. “O jogo é um reflexo da vida: perde-se uma peça, mas ganha-se sabedoria.”
"Portanto, que seja com parcimĂ´nia e engenho. No xadrez, como no amor e na poesia, cada movimento deve ser feito com alma, pois, ao fim, nĂŁo Ă© apenas sobre ganhar ou perder, mas sobre a beleza de cada jogada."
Fim!
Tenho certeza que você que leu, eu e Juão, aprendemos mais um "tiquinho" sobre este jogo fantástico, que —— Deus —— abençoe você ricamente, um forte abraço!
P.S. Juão Karapuça, Márcia Karapuça, Tião, Ricardão, Lapisito, Kinkas Barba, Borrachita e Juanito, são meus personagens em evolução!
Todos os Direitos Autorais Preservados.
#JoaoCarreiraPoeta. —— 26/03/2025. —— 10h21min —— 0642 ——.
Comentários
BelĂssimo. Eu tive um professor de matemática que era campeĂŁo de xadrex.
VocĂŞs jogam profissionalmente? Jogam contra o computador?
Parabéns pelo jogo, pelo amor e pela poesia.
Boa tarde Margarida. Sempre aproveito a oportunidade de falar com voce. Quanto ao jogo já joguei muito. Sei ainda jogar mas desde há muito não jogo. 1ab
Obrigado Margarida! Eu jogo há 20 anos, mas não sou profissional, sou amador, jogo por paixão e pela minha cognição mental! Uma boa parte da minha criatividade, sagacidade e lucidez eu devo ao xadrez. Jogo, sim, contra o computador e com os amigos. Um carinhoso abraço! #JoaoCarreiraPoeta.
Obrigada, JoĂŁo.
Â
JoĂŁo
parabĂ©nsÂ
um abraço
Obrigado Mr. Davi! #JoaoCarreiraPoeta.
Esses seus personagens sĂŁo icĂ´nicos pois ficam bem alinhados ao enredo que vocĂŞ subscreve. Parabens, escritor
Obrigado Lilian, nós humildemente, agradecemos Abraço. #JoaoCarreiraPoeta.
Muito obrigado, JoĂŁo!
Seu texto Ă© uma obra-prima!
A forma como vocĂŞ descreveu o xadrez e os bispos Ă© simplesmente brilhante!
Abraços
Bem-haja Therezinha, pois tua visita, tua apreciação e carinho, são muito importante para mim. #JoaoCarreiraPoeta.